Nos meados de novembro, em vários ambientes apareceram os tradicionais enfeites de natal: árvore de Natal, Papai Noel, vitrines ornamentadas com propaganda, coroas, enfeites típicos e, também, o presépio. É o comércio se preparando para as famosas vendas de Natal. Festas, compras, viagens, presentes, encontro com os familiares, ceia de Natal…
Muitas pessoas acreditam que o Natal é uma grande oportunidade para as pessoas viajarem e encontrar amigos e parentes. Para outros, Natal é ocasião de festa, um motivo para extravasar emoções e desejos… Para as crianças, é uma data desejada e esperada com ansiedade para troca de presentes. Tem aqueles que simplesmente consideram somente um dia de feriado e nada mais. Para comerciantes e empresários, é um dos eventos que alavanca grandemente as vendas, é ocasião de comércio e de muito lucro… Tem também aqueles que consideram que o Natal seja um momento do ano em que as famílias se reúnem para se alegrar e agradecer a Deus por mais um ano de vida. Mas… qual o verdadeiro significado do Natal?
A maneira como é comemorado o Natal na comunidade hoje em dia pouco a ver com o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, o Natal tem um valor não apenas humano, mas divinamente espiritual. É o que temos que aprender a partir do que escreveu Mateus sobre o nascimento de Jesus. O Natal é a festa cristã religiosa que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador!
A sua comemoração acontece no dia 25 de dezembro. Não há relato na Bíblia sobre o dia exato do nascimento de Jesus. No início do cristianismo, o Natal não fazia parte das tradições da igreja. O dia 25 de dezembro foi estabelecido pela Igreja Católica no ano de 350, através do Papa Julio I, para substituir uma comemoração pagã em devoção de Saturno.
A verdadeira história do Natal você encontra na Bíblia, no Evangelho de Mateus e Lucas. Em concordância com os evangelistas, Jesus nasceu na cidade de Belém, num estábulo. Um dos textos mais relevantes sobre o Natal encontra-se em Lucas 2:1-14. Mas é bom a gente se questionar: Qual deve ser verdadeiro sentido do Natal? O real significado do Natal é o amor de Deus por nós. S. João 3:16-17 diz: “Deus amou de tal maneira o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo… para que o mundo seja salvo por ele.”
Então, o real significado do Natal é a celebração deste ato de amor incondicional de Deus para conosco.
O que devemos entender sobre o Natal é a história do Filho de Deus que veio a se tornar um ser humano em Jesus Cristo, filho de Maria. Mas por que Deus fez esse sacrifício? Porque Ele nos ama! O Natal foi preciso porque necessitávamos de um Salvador! Mas por que Deus tem tanto amor por nós? Porque Ele é o próprio Amor (1 João 4:8). Então, sempre que celebramos o Natal como expressão de gratidão pelo amor que Deus demonstrou para conosco, enviando-nos o Seu Filho como Salvador. E relembramos o nascimento de Jesus porque foi nele que Deus nos manifestou o seu amor.
Como os cristãos devem se organizar para o Natal? Quando Jesus veio para cumprir a sua missão, João Batista convidou o povo a se organizar para recebê-Lo. Como? João Batista convocava o povo à conversão e dizia o que cada um devia fazer. Ele usava imagens como: endireitar os lugares tortuosos, preencher os vales, rebaixar os morros, tornar a caminhada plana e reta. E chicoteava os maus com palavras muito agressivas, exigindo sinais reais de arrependimento e de mudança de vida. Nós poderíamos transpor essas imagens em palavras simples falando: largar os vícios, corrigir os desvios de comportamento, deixar a soberba, o orgulho, a vaidade e não se omitir nem ser preguiçoso, mas ser honesto e justo praticando a bondade com seus semelhantes e a justiça.