Por que as pessoas morrem? Como os bebês nascem? Confira como lidar com essas e outras questões do seu filho
A infância é um período fantástico de descobertas contínuas. É uma era em que qualquer informação é recebida como novidade, desde as mais simples, como a chuva que cai do céu, até as mais complicadas, que abrangem assuntos como sexo, morte e amor. E não é coincidência que é chamada de “fase dos porquês”. A medida em que as crianças vão crescendo, as dúvidas aumentam – e os pais frequentemente são questionados pela curiosidade, que podem deixá-los confusos num primeiro instante. Pensando nisso, enumeramos aqui algumas dúvidas delicadas e consultamos especialistas para auxiliar você a se sair bem de cada uma delas.
O que você vai ler neste artigo:
Quem é Deus?
Djuliene Fortunato Oliveira, responsável por doutrinar crianças na Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora – Zona Norte. Diz que a melhor maneira de explicar a existência de Deus para os pequeninos é usando as coisas mais simples do entendimento humano para um diálogo tranquilo e cheio de sabedoria. Leia a explicação abaixo:
“Começo essa tão intrigante e importante resposta com a própria resposta que Ele mesmo deu a respeito de Si mesmo: SOU O PRINCÍPIO E O FIM, Aquele que é que Era e que há de vir!
Filho veja o céu, olhe para o sol, consegue contar as estrelas? Ou consegue saber quantos grãos de areia tem na praia? E talvez saberia quantas gotas há em todos os mares? Agora olhe para as formiguinhas! Tão pequeninas, consegue ver os olhinhos delas? Consegue contar quantos fios de cabelo você já teve desde quando você nasceu?
Exatamente você não consegue, mas Deus sim!
Deus é quem começou com todas essas coisas, Ele fez tudo isso! Tudo para vermos Ele mesmo sem precisar ver o rosto Dele por enquanto! Quando olhamos para tudo isso e tudo que você vê e até o que não vê, todas as pessoas, a natureza linda e as coisas grandes e pequenas veem Quem Deus é: O Criador! Onde tudo começa, onde tudo acaba, onde tudo tem sentido! Deus filho é muito mais do que mamãe consegue dizer, e muito mais do que você consegue pensar que Ele é! Então feche seus olhos, escute seu coração bater, Deus está fazendo isso, e se Ele parar de bater não se preocupe, você estará vendo o rosto dEle nesse momento!
Se conseguirmos explicar a criança que Deus não tem um criador e Ele próprio é quem criou o seu filho, sua criança entenderá sobre Pertencimento! Ela entenderá que Deus o Todo Poderoso a desejou e por isso a criou! Sendo assim, ela se sentirá amada e querida por Deus, isso ajudará futuramente a não ter crises de identidade e entender que faz parte de um plano maior do que ela mesma! ”
Dica: Nunca desvie de nenhuma pergunta nem oprima seu filho por tê-la feito. Lembre-se de que é muito normal a curiosidade das crianças! As dúvidas farão com que ele aprenda e cresça cada vez mais.
Como os bebês nascem?
O sexo ainda é um dos assuntos mais constrangedores para abordar entre as famílias. Isso não deveria acontecer. Se o tema for mantido como tabu desde cedo, a criança pode crescer com dificuldades em relação a ele e não se sentir à vontade para conversar com a família na adolescência, quando começar a vida sexual. Relate, como funciona a gravidez de maneira natural. Se tiver muita dificuldade, vale um dizer que não sabe, procurar um familiar que entenda melhor do assunto para explicar ou procurar auxílio de uma pessoa com instruções necessárias para abordar esse assunto sem que seja de forma vulgar.
Mulheres não possuem pipi?
A dica é seguir o mesmo método da questão anterior. Não há motivos para fugir do assunto nem para tratar a questão de maneira dramática. Explique as diferenças entre sexo masculino e feminino sem causar constrangimentos, assim a criança terá mais facilidade para compreender, posteriormente, outros assuntos relacionados a sexualidade e os dois gêneros.
O que é gay?
Se você deixar transparecer qualquer tipo de preconceito na frente dos filhos, eles vão absorver esses valores e terão dificuldades em conviver com pessoas diferentes deles. Ensine-o a respeitar as decisões do seu próximo. O tópico da homossexualidade, deve ser abordado pelos pais, antes que eles aprendam fora de casa e maneira anti-bíblica sobre esse assunto. Deus criou Homem e Mulher, e o pecado trouxe a vida do ser humano diversas formas de pensar e agir conforme os seus próprios conceitos. Leia a Bíblia para o seu filho, desde pequeno para criar hábitos, e o livro que recomendamos para tal explicação é o de Gênesis, dessa forma desde pequeno seu filho será doutrinado a luz da palavra.
Por que as pessoas morrem?
Por mais difícil que seja a questão, há uma resposta simples: a morte faz parte da vida. Mas a pergunta é delicada, em especial, porque acontece quando a criança entra em contato com a perda de algum animal de estimação ou parente próximo. Nessas ocasiões, mostre compaixão por sua dor, mas ensine-a a não ficar sofrendo muito pelo acontecido. A morte é o princípio para a vida na eternidade com Deus, mais enquanto tiver na terra, ensine seu filho a dar valor ao folego de vida que Deus deu a todos nós.
Por que os pais se separam?
Nesse caso a sinceridade é a dica primordial. A criança vê o que está acontecendo no cotidiano, pois acabam presenciando os desentendimentos, então não vale inventar nenhuma história. Esclareça que vocês se separaram porque não poderão mais manter um relacionamento conjugal, mas deixe claro que os dois sempre vão amá-la da mesma forma. Outro item importante de afirmar é que a separação não aconteceu por culpa dela, a reação mais comum dos filhos.
Por que está chorando?
As crianças veem os pais como verdadeiros heróis. Não deixar transparecer insegurança e passar maturidade é, sim, importante nessa relação, mas os filhos devem compreender que os adultos também são seres sensíveis. Se a criança flagrar você chorando, não minta. Não precisa expor o problema (que pode ser algo com o que ele ainda não precise lidar) nem transpor suas aflições, mas diga que você também fica triste as vezes. Assim ele vai compreender até mesmo que o amor dele pode te ajudar.
Por que existem pessoas ruins no mundo?
Seja pelo contato com outras pessoas, pelos programas de tv, a criança percebe, com o passar do tempo, que certas pessoas não são tão legais como as que ela convive. O que podemos fazer é dizer que é da essencia do ser humano ser inclinado ao pecao, mas que toda atitude tem uma consequência. Diga que o bandido que praticou aquele crime mostrado no telejornal, por exemplo, será preso e terá que cumprir pena pelo erro. Isso é bom para quebrar a sua visão de “conto de fadas”.
Dicas gerais
1. Nunca desvie de nenhuma pergunta nem oprima seu filho por tê-la feito. Lembre-se de que é muito normal a curiosidade das crianças! As dúvidas farão com que ele aprenda e cresça cada vez mais.
2. Compreenda por que seu filho tem dúvidas. Procure saber de onde está tirando essas dúvidas e quem está falando com ele sobre isso. Assim você vai descobrir o que ele está pensando e qual resposta mais adequada.
3. Responda sempre com carisma, respeitando a idade do seu filho. Se ele questionar de onde vem a chuva, por exemplo, pode ser que aceite como resposta: “das nuvens”. Nem sempre precisará explicar, detalhadamente, todo o processo de formação da água para que ele entenda.