Temperamento: Conhecendo mais do seu filho

Quais os 4 Temperamentos?

by Bíblia para Crianças BR

Primeira coisa que quero lembra-los é de que somos únicos. Deus nos fez, a cada um de nós como únicos, Ele nos deu digitais exclusivas para nunca nos esquecermos disso.
Então, é sempre importante olhar para si, para seus filhos e para as pessoas ao seu redor dessa forma para não cairmos no erro da comparação.
Mas, temos temperamentos que podem ser percebidos em nós e que falam muito sobre a nossa forma de agir e de nos relacionarmos com o outro.
Como pais, sabermos um pouco do nosso temperamento e de nossos filhos, ajuda muito na melhora do relacionamento, pois, entendemos o outro pela ótica dele e não somente pela nossa. Isso nos ajudará a construirmos relacionamentos mais saudáveis.

O que são temperamentos?

O temperamento define como cada pessoa pensa, sente e age. Diz muito sobre nós e nossas potencialidades. Expressões como “É muito dado”, “Vai com todas”, “É muito fácil de levar”, “É desconfiado”, etc., são muitas vezes características do temperamento

Quais são os temperamentos?

Sanguíneo, Colérico, Fleumático, Melancólico.

é importante entender que o temperamento é uma parte natural de sua personalidade e pode afetar a forma como elas lidam com diferentes situações. Algumas crianças podem ser naturalmente mais extrovertidas e sociáveis, enquanto outras podem ser mais tímidas e reservadas. Algumas crianças podem ter um ritmo mais acelerado, enquanto outras podem ter um ritmo mais lento. Compreender o temperamento de seu filho pode ajudá-lo a entender suas necessidades e ajudá-lo a lidar com as mudanças e desafios que ele enfrenta.

Características de cada temperamento.

1 – Sanguíneo

  • Sente-se bem quando rodeado de pessoas.
  • Receptivo, tem interesse por tudo à sua volta;
  • Normalmente não é rancoroso, e relaciona-se com facilidade.
  • Como aluno, é o tipo mais popular.
  • É simpático e agradável, conhece todos pelo nome.
  • Para ele não costuma ter tempo ruim, é de festas e diversão.
  • É normalmente antenado e criativo.
  • Normalmente não se aprofunda, é superficial, tem dificuldade de concentração, de terminar com facilidade as tarefas.
  • São alegres e extrovertidos, espontâneos e que buscam ser o centro das atenções.
  • São pessoas falantes e animadas.
  • As vezes falam sem pensar, e são tidas como dispersas.
  • Na infância podem ser consideradas agitadas, malcriadas, por não pararem
  • quietas.
  • Se intrometem na conversa dos pais.

Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiasmados.
Pontos fracos: são impulsivos, tem falta de atenção, superficialidade e são exagerados.

Como se relacionar melhor com os sanguíneos?

  • Propor a ele atividades mais curtas.
  • Ajuda-los a terminar o que começam.
  • Manter ambientes mais tranquilos em momentos de estudo ou que exigem a sua concentração.
  • Não usar a tática de “sermão ou advertências”, pois dentro de pouco tempo ele vai perder a concentração. Ser mais prático e objetivo.
  • Ser paciente e manter dedicação, compreensão e interesse pelas dificuldades dessa criança ou adolescente.

2 – Colérico

  • Perseverante, tem iniciativa, se mobiliza por ideais.
  • É entusiasmado e pontual.
  • Exaspera-se facilmente quando as coisas não saem conforme planejado.
  • Podem ser muito egoístas e vaidosos.
  • A criança pode manifestar-se por acessos de ira e cólera, chutando e batendo, com muita teimosia.
  • Na escola, podemos sempre incentivá-los através da ação, pois sempre têm muita iniciativa.
  • Não gostam de chegar atrasados, ficam contentes quando recebem uma tarefa para mostrar para a classe.
  • São exigentes, e não aceitam qualquer coisa.
  • Podem ser dominadores, impacientes e manipuladores.

Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;
Pontos fracos: egocentrismo, intolerância e impaciência.

Como se relacionar melhor com os coléricos?

  • Não tente conte-lo dizendo que fique calmo! Isto só vai deixá-lo mais irritado.
  • Deixe-o dar vazão aos seus ímpetos. Depois, converse sobre o ocorrido fora do momento de raiva levando a perceber seu comportamento, não acusando-o.
  • Dar tarefas difíceis, que solicitem todas as suas forças e concentração, para desenvolver foco.
  • Deixa-lo analisar seus momentos de vazão.
  • Não confronta-lo com seus comportamentos negativos, tipo dizer que é egoísta, o correto é ajuda-lo a perceber como age.
  • Ser sempre bem claro nos direcionamentos dados a ele.
  • Não repreende-los em excesso, pois, já possuem dificuldade de reconhecer autoridade, cuidado com autoritarismo, eles irão esconder seus erros e você.
  • Elogio-os muito usando seus pontos fortes como base para leva-los a mudar seus pontos fracos.
  • Em vez de apontar o que fez de errado, dizer a ele qual a forma correta a ser feita.
  • Ele gosta de se sentir útil e desafiado.

3 – Fleumático

  • Conserva a calma mesmo em situações difíceis.
  • Tem precisão e é meticuloso e organizado na execução de tarefas.
  • Natureza não agressiva, preocupados em criar harmonia e são extremamente confiáveis.
  • É lento.
  • É pacífico, sereno e preza pelo bem estar.
  • É obediente.
  • Pode ser acomodado, desmotivado e indeciso.
  • Podem ser introvertidos.

Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;
Pontos fracos: lentidão, resistência as mudanças e indecisão.

Como se relacionar melhor com os fleumáticos?

  • Não tentar agita-lo, isso vai fazê-lo se paralisar.
  • Encontrar um amigo que o anime e incentive.
  • Conviver com crianças ou adolescentes da mesma idade.
  • Sempre observar se está dormindo demais, e se for o caso reduzir as horas de sono.
  • Acordá-lo uma hora antes do normal, com barulho e nesta hora ocupá-lo.
  • Devemos aumentar gradativamente o ritmo de um trabalho, ou seja, devemos sempre tentar agitar o fleumático de forma diferente para mantê-lo concentrado.
  • Aprendem muito pelo exemplo, e não pela fala.
  • Incentivar atividades físicas.
  • Gosta de histórias repetidas, memoriza bem. Ao contar, dê uma paradinha no meio da frase, para que sua fantasia continue a trabalhar e ele fique curioso para saber como a história contínua.

4 – Melancólico

  • Acontecimentos o influencia muito tempo, podendo chorar à noite por algo que aconteceu pela manhã.
  • Como aluno e adolescente, pode sentir-se incompreendido e desprezado.
  • Participa intensamente de acontecimentos ou relatos de tragédias.
  • É intenso em suas emoções, sendo exagerado.
  • São crianças que costumam se sentir injustiçadas e perseguidas.
  • São crianças que choram muito e profundamente, aquele choro com lágrimas que vem do fundo da alma.
  • Brincam sozinhos sem problema.
  • Gosta de rotina.
  • Tem dificuldade de se expressar e tende a guardar para si.

Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;
Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.

Como se relacionar melhor com os melancólicos?

  • Não queira alegrar um melancólico com piadinhas, pois ele pode tornar-se mais retraído.
  • Falar com ele sobre relatos de vida de outras pessoas, para ele compreender que outros também sofrem. Assim desviamos a força que eles tem de se prender as suas dificuldades.
  • Mostrar que o ser humano é capaz de suportar sofrimentos;
  • Mostrar que a vida pode ser feita de coisas bobas também, para tira-los da seriedade.
  • É preciso ser presente afetivamente com a criança ou adolescente melancólico, abraçar, dar carinho, para assim ter acesso a ele.
  • Respeitar seu espaço e momentos de “solidão”.

Conclusão

É importante lembrar que não existe temperamento bom ou ruim, nem suas características são boas ou ruins, e sempre podemos usa-los como positivos em nossa vida e de nossos filhos, melhorando os pontos fracos e usando bem os pontos fortes. Nunca os use como rótulo, ele é apenas uma base de como cada um vive. Leia nosso artigo sobre como testar o temperamento para saber qual o seu filho se encaixa.

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